quarta-feira, 4 de novembro de 2009

99% de Trabalho sem Esperteza com Sorte Feita


Como qualquer ser humano, com o mínimo de razão tenho aqueles ícones que com exemplos, passaram-me a ideia de que é possível fazer mudanças Quando penso na trajectória de Cristo, no sofrimento de Mandela, no pacifismo de Ghandi ou no sonho de King, que revolucionaram sistemas, mudaram todo um paradigma e 'status quo', quando tudo a volta dizia o contrário mostrava o contrário quando deram-se ao luxo de devolver ao homem a sua humanidade, bem é só razão para frasear o outro: YES WE CAN.

Passei grande parte da minha vida a acreditar que mudaria o mundo, triste foi descobrir que a mudança do mundo, a busca pela justiça e justeza, lealdade, honestidade, solidariedade e todos esses valores que nos tonam humanos de imagem e semelhança divina não se conseguia lutando de fora, mas pela mudança interior, pelo domínio dos desejos, pela não contaminação dos pensamentos e atitudes malévolas a volta.

Mas como conseguir isso, numa sociedade cada vez mais individualista onde o único valor é o do cifrão, é o valor guardado numa conta dum banco qualquer (só espero que não seja dos falidos ou a falir)?

Acho que consegue-se isso através da definição e compreensão da nossa missão na terra, deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos. como saberemos que está melhor? Quando precisamente soubermos que fizemos e praticamos o bem e isso nos faz bem e passa ser a nossa marca.

Mas isso é como tudo, não basta querer, é mesmo necessário também fazer, e o fazer, é aquela pratica repetitiva e busca de perfeição, não alcançável, mas perseguida incessantemente, com maior ou menor sacrifício, quando bem estruturada rever-se num bom resultado daí que nascer com talento é bom, ms talento sem sacrifício é nada, é daquelas coisas que se comenta: tem potencial, mas...

A prática torna-nos perfeitos e é o critério da verdade, esqueçamos precisamente esse mentalidade reinante que para ser alguém na vida, basta ter sorte e ser esperto. A sorte faz-se, a esperteza, bom essa, tem curta duração é momentânea e conducente muitas vezes ao abismo.

Trabalhar, trabalhar uma ideia de liberdade casada com responsabilidade e a sociedade agradece.

Uma vez me disseram olha o talento na escala do sucesso é de 1% e 99% é de trabalho, ya concordo, estou cheio de exemplos individuais.

Saravá...

1 comentário:

  1. Bom dia Caro Cawaia. É com imenso gosto que o registamos entre aqueles que acharam graça no Blogue Angola, Debates & Ideias. Mais agradável ainda o seu gesto de ser um observador-"segidor.

    Deixamos aqui expresso o desejo de que prossigas com o seu Blog, um exercício nem sempre fácil de actualizar em função de vários compromissos sociais em que a pena geralmente se vê envolvida.

    Muitos abraços!

    ResponderEliminar