terça-feira, 6 de agosto de 2013

DEDICATÓRIA AOS ROLE MODELS

Bom dia, 

Tirei alguns minutos para escrever estas linhas, porque tenho a consciência de nunca tê-lo feito antes, pelo menos expressamente. Porém isso não me inibe de fazê-lo agora, já diz o velho ditado ''antes tarde do que nunca' e como não sou adepto de homenagens póstumas, aqui compartilho os meus sentimentos e reflexões.

Muito se reclama sobre o comportamento dos jovens o ócio, a ambição desmedida, a arrogância,a  irresponsabilidade, a incompetência, a indisciplina, todos e mais alguns vícios, não nego de todo o fundo de verdade que estas afirmações carregam, entretanto refuto a ideia de que a culpa é somente dos jovens. 

Não quero aqui usar o argumento da vitimização, aliais estas linhas são como que confissão dos meus, nossos 'pecados'. Pois que, passado a idade adulta não se deve por coerência culpar os pais pela má sorte dos filhos. Se esta afirmação é verdadeira, também não é menos verdadeira aquela segundo a qual as características de um indivíduo se determinam pelas circunstâncias e experiências que este vivencia ao longo do tempo.

No fundo, quero apenas sugerir que no vosso processo de avaliação/julgamento às condutas juvenis tivessem em devida conta que somos aquilo que vimos, ouvimos e aprendemos convosco. A nossa sociedade está proliferada de adultos que se escudam desta função de exemplar, modelo ou padrão de comportamento, fazem e cometem os erros que são a semente dos nossos vícios.

O papel dos pais é fundamental, mas os adultos quaisquer que sejam as qualidades que vistam, ainda mais em África onde os velhos têm o principal papel de orientadores e passadores de de valores são também os responsáveis pela formação da juventude.

E sou muitíssimo grato por convosco ter cruzado, de ter beneficiado da vossa complacência para orientar-me em tudo aquilo que a pequenez e a limitação dos meus progenitores não foram capazes de dar. Vocês determinaram em certos momentos a atitude que tomei (muitas delas acertadas), porque naquele momento souberam exercer o vosso Role Model.

Dou-me por feliz por no mar das dificuldades do nosso país ter cruzado com esses seres humanos especiais, que fizeram e fazem diferença todos os dias com o pensar, falar e fazer, sobretudo o fazer; mas que para mim a diferença mais importante é esta que continuamente presente na minha vida.

Gostaria que este tivesse um efeito multiplicador, tanto para vós como para nós, nesta manhã queria reconhecer que melhor Role Model não poderia ter, desejar outro seria querer-me outro e apesar de todas as minhas insuficiências estou feliz, convosco e comigo.

Atentamente,
Adalberto Cawaia

Sem comentários:

Enviar um comentário